segunda-feira, 4 de junho de 2012

NAIPE DE OUROS


ELEMENTO : TERRA


No elemento Terra, que representa a energia de Vênus, Mercúrio e Saturno (Touro,Virgem e Capricórnio), temos a praticidade e a necessidade de segurança. A necessidade de segurança é o ponto primordial da vida, com a preocupação constante de permanecer em "terra firme" e sobreviver de forma estável. Existe uma busca do equilíbrio e da realização pelo que se concretiza. A terra pede raízes firmes e expansão através da coerência e da razão. A posse, o domínio sobre as situações, os "pés no chão", a produtividade e a sintonia com o mundo das formas são, sem dúvida, as qualidades deste elemento.

ELEMENTAIS: GNOMOS

SÍMBOLOS: MOEDA, ESTRELA E DIAMANTE

SIGNOS DA TERRA: TOURO, VIRGEM E CAPRICÓRNIO

Algumas características das pessoas destes signos:

Valoriza o caráter e a boa vontade!

Ao contrário de Fogo, os signos do elemento Terra prezam mais a segurança do que a aventura. No amor, costumam ser reservados e até tímidos. Quando se soltam, contudo, a história muda: ficam carinhosos, românticos e muito sensuais. Tudo, é claro, sempre com o pé no chão e consciente do que está fazendo. Terra não é de brincar com coisas sérias, principalmente com o sentimento alheio. Nas amizades e no convívio familiar, não suportam mentiras e hipocrisias. No trabalho, não poderia ser diferente: valorizam muito o caráter e a boa vontade entre as pessoas. E, como são exigentes, às vezes até exageram nas cobranças e no senso crítico.

Touro direciona esta energia para a possessividade, para a persistência, para a , para o conservadorismo e para a necessidade de acumular. Normalmente é visto como um egoísta no tocante a  bens materiais, mas na verdade é dócil e generoso. Como seu processo de individualização passa pelo que há de mais concreto, esta individualização é percebida através da sua atitude em relação a seus pertences, ele é o que ele possui. Quando algo que lhe pertence é tocado, é como se parte do seu corpo fosse profanado. Para o taurino é insuportável a invasão de sua privacidade, como o fato de alguém mexer em uma de suas gavetas ou pegar o que é seu.

Em Virgem a energia da Terra manifesta-se como  perfeccionismo, análise, trabalho, inteligência, necessidade intensa de aprovação e ânsia de mostrar seus talentos como   uma criança que busca ser ouvida e aplaudida. Ele só se sente bem ao servir, entretanto, pode tornar-se um serviçal, escravo do abuso daqueles que o rodeiam. O virginiano é exigente, disciplinado, observador, hipercrítico e preocupado com a higiene e a ordem. Além disso, é discriminador, respeitador da autoridade instituída, rotineiro  detalhista.

O elemento Terra no signo de Capricórnio é representado pela necessidade de segurança e solidez. O capricorniano é sério na infância, na juventude e na meia-idade, começando a descontrair-se mais tarde porque já firmou seu lado material e atingiu seus objetivos. Não importa o sacrifício que possa ter custado para atingir suas metas, seu lema é a responsabilidade em relação ao dever cumprido. É radical, teimoso e "turrão". Nada influencia mais na sua vida e suas idéias do que sua realização profissional.


CAMPO: MATERIAL

Concretização. manifestação, realização. Apoio da vontade, resultado da ação espiritual.
Preservador, operativo, realista, sensível, sensual.
Esforço, estudo, inteligência prática.
Dinheiro, ganhos, lucros, frutificações, negócios em expansão.
No plano da identidade individual significa esforço, estudo, inteligência prática, dedicação.
Socialmente representaria a burguesia, as finanças, o comércio e os bens patrimoniais.
Relaciona-se ao poder econômico.

Aspecto masculino de Ouros: o Patriarca (Zeus. Odin, Moisés, Abraão)

POSITIVO: Bom Pai, provedor, bondoso, exemplar, forte, protetor.

NEGATIVO: Padrasto, severo, tirânico, que impede o desenvolvimento.

Aspecto feminino de Ouros: a Mãe (Mãe Terra, mãe coragem, Deméter)

POSITIVO: Boa mãe, protetora, cuidadosa, FECUNDA, que oferece proteção, que perdoa.

NEGATIVO: Madrasta, devoradora, destruidora, má, possessiva, enganadora, ambiciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário