segunda-feira, 4 de junho de 2012

NAIPE DE ESPADAS


ELEMENTO: AR

No elemento Ar (Mercúrio, Vênus e Urano, ou seja, Gêmeos, Libra e Aquário) as energias condemsam-se na ação. Representa o pensamento, o ideal, a comunicação,a lógica, a justiça, o "prana" dos iogues, a criatividade e primordialmente a liberdade. O ar pede espaços amplos, não tem fronteiras, movimenta, não é palpável e é profundamente versátil.

ELEMENTAIS : SILFOS

SÍMBOLOS: LANÇA, MACHADO, GLÁDIO

SIGNOS DO AR: GÊMEOS, LIBRA E AQUÁRIO.

Algumas características das pessoas destes signos:

Tem talento para evitar atritos!
Com grande poder de comunicação e muita sensibilidade, esses signos não têm medo de desafios. Encaram de frente as dificuldades do dia-a-dia e detestam se prender aos padrões tradicionais da sociedade. No amor, fazem questão de se relacionar com pessoas que tenham qualidades especiais para oferecer. Exigência é a sua marca registrada na hora da conquista. Também detestam quando uma relação cai na rotina. Nos demais setores da vida, sabem usar muito bem a clareza de raciocínio e o bom-senso que possuem. Conciliadores, têm muito talento para evitar atritos entre as pessoas mais próximas — seja nas amizades, em família ou no trabalho.


No signo de Gêmeos o elemento Ar é representado pelo poder da   razão mesclado a uma imaginação aguçada. O geminiano consegue pensar e fazer várias coisas ao mesmo tempo. Seu raciocínio é tão rápido que, às vezes, confunde a palavra e a escrita, ou seja, pensa ter dito algo que na verdade não chegou a expressar. Ele exige dos outros a mesma rapidez, lógica e inteligência.


No signo de Libra o elemento Ar busca a atração e o calor do  Sol, ou seja, o calor do "outro" e da sociedade. O libriano é o "eu" em "nós" e sempre tenta sobressair neste "nós". Sua busca de aceitação, aplauso e afeto é a mais acentuada de todos os signos. Por este motivo é indeciso, nunca escolhe sozinho seus caminhos, tem receio de errar e ser reprovado pelos amigos, contudo, quando se sente apoiado vai em frente com firmeza. Além disso, é manipulador, manifestando esta característica através de sua arte no falar.

No signo de Aquário o Ar espalha-se na plenitude de sua  liberdade, deixando-se levar pela intuição que guia seus caminhos. Aquilo que foi intuído depois é racionalizado e decodificado em pensamento, para então ser concretizado. A essência da vida é livre e livres são suas pegadas na areia, que por fim marcam suas experiências. O aquariano não aceita conselhos e determinação nem limites e definições. Sua jornada é única e só a vida com suas "pancadas" é que pode ensiná-lo.


CAMPO: CONHECIMENTO (MENTAL)

Lições de vida, valores, aprendizado, compreensão da vida, sofrimento, dificuldades, cortes, conflitos diante da aceitação.

Está normalmente associado ao raciocínio e razão existente nas nossas escolhas da vida.
A representação arquetípica deste naipe é em grande parte consternante e amarga, isto porque as imagens visíveis nestas cartas representam normalmente a nossa constante batalha interior entre o raciocínio e a razão.
Este naipe indica-nos que a nossa racionalização constante nos afastou da realidade e que por vezes se torna mesmo necessário usar o nosso instinto para não perdemos o rumo.
Normalmente somos levados a pensar que se considerarmos as diversas situações de forma racional e usarmos toda a nossa inteligência para resolver os nossos problemas que facilmente conseguiremos discernir entre o certo e o errado.
Mas, embora nunca possamos descurar completamente o nosso raciocínio ponderado, é certo que devemos também usar a nossa intuição como guia para as nossas decisões, e é em relação a este fator que este naipe nos adverte para termos atenção.

Aqui encontraremos:

. Pensamento, inteligência, trocas e intercâmbio. Fusão, cooperação dos opostos
Maturidade e equilíbrio.
Racional, teórico, filosófico, intelectual.
Esforço, dificuldades, energia para a renovação.


Neste naipe encontramos a figura do militar, do policial, do juiz, do advogado, de tudo que lida com ordem, justiça (Rei de Espadas, que será exemplificado futuramente), porem o naipe já irá nos indicar  esta manifestação.

O sentido maior deste naipe é a necessidade de ORGANIZAÇÃO, ele irá nos trazer auto conhecimento, sabedoria, capacidade de lidar com as LUTAS travadas nas batalhas sejam elas judiciais, físicas ou espirituais.

Abordaremos mais profundamente este naipe na explicação das figuras da corte, quando chegarmos na descrição das cartas internas.

Aspecto masculino de Espadas: o adolescente (Átis, Adônis, Narciso)

POSITIVO: intelectual, espírito crítico, tático, móvel, perspicaz, vivo.

NEGATIVO: pretensioso, eterno adolescente, frio, cruel, não mede esforços para conseguir o que quer, sem consideração, cínico, dissimulado.

Aspecto feminino de Espadas: Musas Inspiradoras (a Noiva do vento, as Sereias, a Estrela de cinema).

POSITIVOa Sacerdotisa , a Mulher independente, a Musa, a Esteticista, a Intelectual, encantadora, distante.

NEGATIVO: a prostituta das ruas, a Mulher calculista, fria, impiedosa, cínica, histérica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário